Blog de Augusto Vieira


01/08/2009


"jeitinho brasileiro" = corrupção

    O famigerado "jeitinho brasileiro" é aquela forma "se dar bem" burlando as regras, por exemplo:  furar a fila, colar na escola entre outras coisas. As o vezes "jeitinho"  é visto até como sinônimo de esperteza, mas na verdade é uma bola de neve que causa prejuízo a toda sociedade. Quando atitudes de tal natureza se tornam normais, acabam abrindo espaço para outras, e outras, e mais outras...

        Como é que o cidadão que fura a fila, o aluno que vive colando na prova pode reclamar de corrupção? A corrupção é responsável pelo desvio milharesde reais que deveriam ser destinados  para  a educação, saúde,  segurança e outros setores essenciais da sociedade, esse dinheiro todo vai financiar mensalões, diretores de garagem, atos secretos e outros escândalos nas esferas municipais, estaduais e federais.

          Quem sofre com isso? O povo é claro, são mais impostos para o cidadão e para as empresas, mais violência, mortes devido ao péssimo funcionamento do sistema de saúde pública, jovens que saem das escolas sem saber de nada devido ao sucateamento das mesmas e  por isso não conseguem empregos devido falta qualificação.

         Desde pessoas simples a políticos e instituições públicas, de pequenos gestos a grandes desvios de verbas públicas, tudo é "jeitinho brasileiro", tudo é corrupção, o tal "jeitinho" é sinônimo de corrupção. 

          A sociedade toda sofre as conseqüências.

Escrito por Augusto Vieira às 10h46
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

Perfil



Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Homem, de 26 a 35 anos, Cinema e vídeo, Livros, sociologia, karatê, corrida de rua, bike

Histórico